Como Definir Público-Alvo

Como Definir
seu Público-Alvo

Entenda mais sobre essa parte fundamental de sua divulgação!

Você está planejando seu negócio, já definiu a ideia, buscou opções para torná-lo rentável e está organizando tudo para iniciar o novo trabalho cheio de novas expectativas e visando lucratividade.

Mas, você sabe quem é seu público-alvo?

Para qualquer tipo de negócio, é de extrema importância entender quem é sua audiência para definir melhor as estratégias que você usará em sua divulgação.

Por isso, neste post, vamos te contar:

  1. O que é Público-Alvo?
  2. Por que é importante Definir seu Público-Alvo?
  3. Como Definir seu Público-Alvo?

O que é público-alvo?

O público-alvo são as pessoas para quem seu negócio está destinado, por se identificarem com seu produto ou serviço.

Para entender melhor, vamos pensar no seguinte exemplo: Ana Paula tem 18 anos. Vive em Belo Horizonte e gosta de rock n’ roll. Com esse perfil, ela seria um exemplo de público-alvo para uma casa de shows ou uma loja de discos, por exemplo.

Vejamos um exemplo pelo caminho contrário.

Pablo tem o sonho de abrir uma cervejaria artesanal na cidade onde mora, que possui apenas 20 mil habitantes. Embora Pablo conheça toda a técnica, já tenha elaborado seu plano de negócios e tenha o investimento necessário, o empresário ainda tem um receio: será que terá público para consumir o seu produto?

É preciso, então, que ele busque conhecer seus possíveis clientes.

Ao realizar uma pesquisa de preferências, Pablo descobre que os apreciadores de cerveja artesanal são: homens e mulheres na faixa dos 20 a 40 anos, com renda média x. Ao verificar os dados demográficos o empreendedor percebe que sim, muitas pessoas fazem parte desta audiência e, portanto, seu negócio pode ser lucrativo.

Dessa maneira, entendemos que o público-alvo é a parcela da população para quem se destina sua mensagem, serviço ou produto. O público-alvo pode se definir por: região, classe social, poder de compra, faixa etária, sexo, comportamento e preferências.

Um negócio abrangente até pode ser criado sendo voltado para todas as pessoas, mas considerando que cada indivíduo tem suas preferências e particularidades, será muito mais eficaz se a empresa focar nas necessidades de um grupo específico.  

Com esse conhecimento é possível direcionar, não somente os produtos ou serviços, mas também o tipo de conteúdo que será produzido e os canais ideais para a divulgação.

Até aqui, compreendemos o que é o público-alvo e agora vamos ver mais especificamente outros motivos pelos quais é tão importante defini-lo.


Por que é importante definir seu público-alvo?

Em seu livro “Planejamento de Propaganda”, Roberto Corrêa explica que no início da era industrial, período no qual surgiram vários produtos, acreditava-se que os consumidores faziam parte de uma grande massa e que o lógico era essas pessoas consumirem tudo o que a indústria produziria.

Porém, com o surgimento da concorrência e a medida que o avanço tecnológico foi acontecendo, muitos produtos ficaram semelhantes ou até iguais, invertendo esse processo: o mercado é que precisa se adaptar aquilo que o público deseja consumir.  

Basta pensar: aquilo que você gosta e consome é exatamente igual às preferências de todas as pessoas que você conhece? Se as preferências não são iguais, uma propaganda, por exemplo, pode fazer mais sentido para você do que para essas pessoas.

O público consumidor está cada vez mais específico, ou seja, não adianta englobar a todos genericamente.

É preciso segmentar para atender as necessidades de cada grupo.


Como definir seu público-alvo?

A dica principal vem do Sebrae, que é um serviço de apoio às empresas: você, empresário, deve saber quem é a audiência e focar em estratégias para propagar a melhor mensagem.

Como seguir essa dica?


1. Pesquise seu mercado

É dessa forma que você entende quem são as pessoas que procuram pelas possíveis soluções que você oferece.

A pesquisa de mercado inicia com a busca por entender o ramo em que se pretende atuar e, inclusive, os concorrentes.

Também é importante verificar os dados de pesquisas sobre o segmento, já realizadas por órgãos competentes, como o IBGE, por exemplo, que poderá fornecer muitas informações relevantes acerca da população e, consequentemente, dos consumidores.


2. Delimite um público específico dentro de seu mercado

Não adianta querer atrair todo mundo, é necessário delimitar o tipo de audiência você quer atingir.

Para isso, você pode elaborar sua própria pesquisa com perguntas sobre as preferências das pessoas. Se você tem ou pretende investir em um canal online sobre games, por exemplo, você pode elaborar um questionário a respeito e começar a compreender melhor seu público.

As perguntas básicas sempre se referem à idade (faixa etária), região onde mora, gênero e renda média.

Esses itens já delimitam bastante seu público, já que você entenderá, por exemplo, qual é a faixa de idade que mais se interessa pelo tema que você está propondo, e então direcionar seu conteúdo e segmentar seus anúncios para esse grupo.

O questionário pode ser aplicado tanto pela internet como pessoalmente, dependendo do nicho que você deseja abranger.  


3. Use as redes sociais

Se a tecnologia e a facilidade da informação estão disponíveis (e ainda por cima gratuitamente), vamos nos valer delas!

Se você ainda não possui uma rede social destinada a sua empresa, faça, pelo menos nos canais mais utilizados pelos seus potenciais clientes.

Lembrando que criar uma página é mais eficaz do que um perfil comum, já que a página empresarial em redes sociais, como o Facebook, por exemplo, não só passa mais credibilidade, como permite criar anúncios.

Uma vez que você tenha sua página empresarial e/ou outras redes sociais voltadas para seu negócio, pesquise quem são as pessoas que mais interagem com você por esses meios, pois, elas podem te dar insights interessantes sobre seu público-alvo.  


4. Use ferramentas online

É possível usar ferramentas online, como o Google Trends, para visualizar o que mais tem sido pesquisado e quem mais pesquisa sobre determinados assuntos.

Essa ferramenta fornece muitos dados e você pode buscar aqueles que interessam a você e  sua empresa, a fim de conhecer e delimitar sua audiência.

Se você pretende abrir um negócio voltado para presentes, por exemplo, pode visualizar no Google Trends o volume de pesquisas por esse termo nos últimos meses e as informações demográficas de quem pesquisou.

As respostas dão subsídio para compreender seu público e o que ele está buscando.


E então, vamos colocar em prática?

Como vimos, conhecer e delimitar seu público-alvo é imprescindível para que você tenha uma ideia geral de quem são as pessoas que quer atingir.

O mercado está cada vez mais segmentado e, saber quem são os clientes em potencial, é o caminho certo para o sucesso, já que os produtos, serviços, ações e marketing serão focados neste público.

Além do público-alvo, é importante também conhecer bem a persona, que garantirá, ainda mais, os rumos para o crescimento de sua empresa. Para entender melhor sobre esse assunto, leia o nosso post sobre como criar uma persona para o seu negócio.

Fonte: Hotmart

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